Por entre terras e terriolas...
Atravessando o Médio Atlas
Seguimos viagem e fomo-nos deliciando coma paisagem, em que os áridos planatos vulcânicos contrastam com o azul dos lagos.
E por comerciantes com as suas lojitas sui generis
E Marraquexe ainda tão longe...
A curtir as piscinas do camping...
O outro lado de Fez...
Tráfego de burros em Fez
É frequente ouvir-se um "hei" de alguém que avisa os transeuntes da passagem de um asno puxado pelo seu apressado dono. Tal como em todo o mundo, quando se fala de negócios, tempo é dinheiro... E em Marrocos não é excepção, ou não fossem os marroquinos comerciantes obstinados.
Mas não só na medina deambulam burros. Mesmo nas ruas e avenidas da cidade, se vêem, guiados pelos seus donos, os pobres animais de carga a atravessar as movimentadas artérias.
As alcaçarias de Fez

As peles curtidas são penduradas a secar nos terraços da medina, ou noutros locais como telhados e encostas em redor da cidade:
Segundo o guia, a cor amarelada é conseguida com açafrão e o vermelho com papoilas.
A vista privilegiada para as tinturarias é conseguida através de um terraço de uma loja de peles. Quando começámos a subir as escadas deram-nos logo um raminho de hortelã para colocar junto às narinas, para ajudar a disfarçar o cheiro... ajuda bastante, acreditem, ou tornar-se-ia insuportável! É pena o video não ter cheiro:
Depois descemos até à cave onde estavam os artesãos que transformavam as peles em artigos, tais como sapatos, malas, casacos, pufes, entre outros...
E, finalmente, convidaram-nos a dar um passeio pela loja, que era enorme, repleta de artigos de couro, para adquirirmos qualquer coisinha. Como era tudo mais caro do que já tínhamos visto noutros locais da medina, agradecemos a visita e seguimos viagem...
Ao sair da loja, um grupo de pessoas cantava, tocava e dançava, alegremente...
Fez, capital cultural e religiosa

A medina e os "souks" de Fez


Ovos e cereais