A medina e os "souks" de Fez

Entrámos na medina El-badi, a parte mais antiga da cidade de Fez, por uma das portas que transpõem os 25 km de muralhas. As suas mais de 9000 ruas e ruelas labirínticas fazem deste o maior espaço urbano livre de carros, a nível mundial. Segundo se consta, até mesmo as 500 mil pessoas, que ali vivem e trabalham, se perdem, por vezes. No entanto, confiámos no Mahomed para nos guiar pelos locais que pretendíamos visitar e levar-nos de volta à entrada, pois claro...
E lá fomos, deambulando pelas ruas, muitas delas verdadeiros centros comerciais, onde tudo se vende, e centros artesanais, onde tudo se fabrica. Vêem-se imensas oficinas, de porta aberta, que nos mostram os trabalhos diversos dos artesãos de Fez, desde o fabrico de portas e janelas de madeira esculpida, tecelagem em teares manuais, artigos em couro ou ferro forjado, etc.
Os souks estão localizados segundo uma hierarquia, atribuída aos diversos produtos que neles se vendem. Os ofícios estão agrupados e cada um tem a sua rua. Assim há souks destinados a:
Tecidos
Artigos em pele
Tapetes Artigos em cobre ou latão E aos mais diversos produtos alimentares, alguns, porém, de aspecto duvidoso...
Queijo fresco

Cereais e leguminosas

Ovos e cereais

Caracóis
Carne Peixe
Produtos não identificáveis... E ainda fruta, que decidimos comprar para o lanche.

1 comentário:

Lem disse...

Gostei bastante do teu blog e do teu perfil....não dizes em que ano nasceste....só curiosidade.